Artigo incrível escrito pelo Villa Casuarina, o espaço que escolhemos para o nosso casamento! <3

Quando pensamos em dama de honra, logo vem em mente à ideia de uma criança, que tenha algum laço afetivo com o casal, entrando na igreja com um vestido branco.
Mas lembre-se que ela vai ter a função de levar as alianças nas mãos e por isso você pode escolher também alguém que seja muito importante em sua vida, como sua melhor amiga, tia, avó ou seu pet! :)

A tradição começou na Roma Antiga, onde os noivos eram acompanhados até a igreja por uma procissão de jovens da mesma idade e vestidos iguais. Eles acreditavam que desta forma, os maus espíritos não poderiam diferenciar os recém-casados do restante do grupo e assim não os prejudicariam. Já no século V, na Inglaterra, a crença se tornou um costume popular e as chamadas “Demoiselle D’Honneur”, que são geralmente amigas próximas (solteiras, porque exposta no altar podem encontrar o seu noivo!) da noiva tem o papel de ajudar nos preparativos do casamento, dar apoio moral no grande dia. Como o próprio nome diz o papel da dama é “honrar” e servir a noiva.

Vale lembrar que a dama de honra adulta não é necessariamente madrinha! As damas são solteiras e você pode ter casais de padrinhos no altar. As damas entram sem a figura masculina como par. Outro fator importante é o tempo da entrada: Geralmente os padrinhos entram antes das damas. Mas sinta-se livre para organizar seu cortejo como achar melhor.

Já pensou em chamar sua avó para ter um lugar especial na cerimônia do seu casamento. Com certeza, a escolha vai agradá-la e deixar o casamento ainda mais emocionante. É importante deixar seus avós muito à vontade. Por exemplo, o vestido da avó deve corresponder ao estilo dela. A cor e o modelo devem ser acordados e, claro, priorizando o conforto de sua avó e ela pode carregar as alianças até o altar.

Como no Brasil a tradição é por damas de honra com crianças, escolha bem os pequenos pois algumas crianças sentem-se inseguras e desconfortáveis na “hora H”, pouco antes de adentrar à igreja. Aí está a importância de selecionar mais de uma dama de honra, caso seja preciso substituir a criança na hora do casamento. As crianças damas de honra devem se sentar junto aos pais após passarem pelo cortejo; as mais velhas podem ficar no altar.

Ficam algumas dicas para te ajudar na escolha desta representante:
– Quando as damas são jovens, é legal pedir para que todas elas usem vestidos iguais, mesma cor e modelo;
-Quando a dama é criança normalmente os noivos pagam a roupinha, mas isso pode variar de acordo com o estilo dos pais.
– Se a escolha para levar as alianças for o seu pet, fica bem divertido “vesti-lo” com uma roupinha. Importante também pensar na logística com o pet, muitos ficam estressados em situações assim e precisam ser levados para casa, ou ter alguém disponível para cuidar dele.
– As damas podem carregar o que quiserem nas mãos, pirulitos, doces, uma pétala… mas, se quiserem usar um buquê ele deve ser mais simplesinho que o seu.

O que acharam das dicas?! Me ajudaram muito e espero que tenham ajudado você!!

Besiitos,

Aline Gregoldo

Villa Casuarina fica no endereço
Rodovia Cândido Portinari, saída Km 347
Acesso pela Estrada Municipal Vereador Ariovaldo Mariano Gera, 1951
Contato (16) 3662-6500 / 99415-6000
contato@villacasuarina.com.br
Para acessar o site clique aqui e o instagram clique aqui


Galeria